Recebi recentemente e-mail de algumas empresas que notavelmente tiveram suas contas invadidas por hackers, seja por problemas nas hospedagens, seja por problemas nos computadores dos colaboradores.
Segue aqui a dica de por onde começar:
1 - Mantenha a calma
Agora, os e-mails já foram enviados e precisam ser parados. Isole a maquina com a caixa de e-mail que envia os e-mails descontroladamente, desligando ela da internet e aplicando patch de segurança, como um antivírus melhor e que já foi falado em outros posts aqui no blog. É muito importante manter as maquinas sempre atualizadas, com sistema operacional original e um bom Antivírus Endpoint. Após este procedimento, acesse o portal de hospedagem do seu provedor e altere a senha cadastrada. Após este momento já irá parar de enviar os emails;
2 - Mantenha a maquina desligada da internet
Muitas vezes os usuários desavisados clicam em um anexo infectado com malware, e nisso permite acesso a outros invasores. Com um antivírus eficiente ele mantém a maquina protegida, mas com um antivírus "free" é mais dificil a proteção. Mesmo que você não tenha condições de assinar uma licença você tem direito a 30 dias, praticamente em qualquer plataforma de e-mail. Você terá este tempo para poder fazer a desinfecção e manter a maquina protegida.
3 - Informe sua lista de e-mails que você teve este problema e que não clique no anexo ou link
Sua lista de e-mails já deve ter recebido o e-mail infectado. Para evitar mais infecções, informe sua lista sobre este problema e que não clique nos links ou anexos contidos.
Se seguir estes passos já terá um bom resultado! Lembrando que frequentemente vemos usuários com este problemas e que podem ser corrigidos aplicando uma hospedagem de melhor confiança e de qualidade.
Tenha
em nós um norte para lhe proteger e sempre que precisar estaremos aqui
para lhe informar as melhores opções do mercado. Nosso telefone é (51)
99206.1649 e e-mail joel@joelti.com.br