sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

8 motivos pelos quais sua empresa precisa de um servidor

As pequenas empresas estão cada vez mais ganhando eficiência com redes compartilhadas
Orientação para empresários/gerentes

Autor: Monte Enbysk

Os termos "servidor" e "rede" costumavam invocar imagens de grandes salas de computação aninhadas nas entranhas de corporações e gerenciadas por tecnólogos enfurnados em escritórios sem janelas. Felizmente, os tempos mudaram.

Hoje, as redes baseadas em servidor podem ser encontradas em mais de 20% das pequenas empresas dos EUA com mais de um PC, um percentual que continua a crescer, afirmam os analistas. E mais, os servidores e as redes já avançam por empresas com menos de cinco PCs, à medida que os usuários vêem a eficiência e melhor produtividade de uma rede compartilhada, complementam os analistas.

DICA:
O Windows Small Business Server 2003 inclui o serviço de fax compartilhado Microsoft. Esse serviço direciona os faxes recebidos para uma caixa de correio (por exemplo, a do Administrador), várias caixas de correio, uma pasta no servidor, uma impressora ou uma biblioteca de documentos no Windows SharePoint Services. No entanto, ele não direciona faxes recebidos para caixas de correio de usuários individuais.
E quem são as pessoas que gerenciam essas redes de servidores? Se você administrar seu próprio negócio, poderá ser você mesmo. Ou talvez o gerente do escritório, um especialista em marketing ou um diretor financeiro – empresários comuns com capacidade técnica suficiente para administrar uma empresa bem-sucedida.

"Vejo cada vez mais pequenas empresas usando servidores, mesmo em escritórios individuais", afirma Laura DiDio, uma analista de pequenas empresas do Yankee Group, uma firma de pesquisa tecnológica sediada em Boston. "É um sistema que dá maior visibilidade ao investimento em tecnologia".

Uma visão de dois usuários
Veja a seguir um resumo dos motivos pelos quais sua pequena empresa precisa de um servidor (servidores são computadores que fornecem serviços, comandos e gerenciamento centralizado para estações de trabalho denominadas "clientes"). Mas primeiro, veja porque esses usuários têm redes baseadas em servidores em seus escritórios.

A própria DiDio é uma dessas usuárias. Ela trabalha em casa parte do tempo e precisa aproveitar ao máximo o que gasta com tecnologia. "Tenho dois PCs laptop em casa, duas conexões de banda larga independentes, três linhas telefônicas e um servidor" utilizando o Microsoft Small Business Server, afirma ela.

O servidor, acrescenta ela, é o que faz o sistema funcionar bem. Ele permite que DiDio centralize e proteja os dados do PC, monitore arquivos, simplifique backups e trabalhe eficientemente com seus clientes – tudo isso para que os eles obtenham os mesmos serviços eficientes, esteja ela em seu escritório residencial ou na empresa em Boston.

"Ter um servidor permite que eu trabalhe com mais rapidez, instale os aplicativos que desejo e projete uma imagem profissional", diz ela.

Harry Brelsford, um revendedor e autor de tecnologia em Bainbridge Island, Wash., é outro que acredita nisso. Ele tem três PCs clientes e um servidor em seu escritório, onde presta consultoria sobre tecnologia a mais de 20 empresas e também escreve livros de tecnologia (escreveu 10 até o momento).

"Ter um servidor e uma rede trouxe muita eficiência", afirma Brelsford. "Se preciso de um arquivo, sei bem onde encontrá-lo. Você também passa a ter muito mais confiança na estabilidade do sistema, independentemente da pressão exercida sobre ele. Você simplesmente pode trabalhar melhor – porque não fica limitado", afirma ele, por armazenamentos inadequados, arquivos desorganizados, baixo poder de processamento ou perda de dados.

Tanto DiDio quanto Brelsford afirmam que servidores Dell e HP na faixa de US $ 1.000 ou menos, combinados com o novo software Small Business Server 2003 da Microsoft (US$ 599 a Standard Edition), constituem um pacote atraente para administradores de empresas preocupados com os custos. A Standard Edition também inclui o Microsoft Exchange Server 2003.

Ray Boggs – vice-presidente de pesquisa para pequenas empresas e escritórios residenciais da IDC, uma empresa de pesquisa tecnológica sediada em Framingham, Mass. – concorda. Ele afirma que, embora todas as pequenas empresas possam se beneficiar da mudança para a tecnologia cliente/servidor, as que tiverem 15 ou mais PCs terão o maior ganho, devido aos negócios que podem ser feitos e aos novos hardwares e softwares que atendem a esse mercado.

"Os preços dos servidores estão caindo e a funcionalidade continua a ser aperfeiçoada", afirma Boggs.

Oito motivos para você ter um servidor
Com base nos comentários desses e de outros analistas, compilamos a seguir oito motivos para que sua pequena empresa adquira um servidor, em vez de abrir mão desse recurso ou contar com redes ponto-a-ponto.

  1. Você pode criar ordem a partir do caos. Com a centralização de dados em um servidor, você poderá gerenciar melhor informações comerciais críticas. O compartilhamento de arquivos e outros dados entre PCs torna-se muito mais fácil, bem como a migração de dados de um PC para outro. E, como observa DiDio, antigos PCs podem ser revitalizados se os arquivos e dados que utilizam forem transferidos para um servidor. "Muita gente está comprando servidores e optando por não se desfazer de seus antigos PCs e laptops", afirma ela.

  2. Você pode proteger seus dados tornando o backup mais fácil. Dois recursos do Windows Small Business Server 2003, por exemplo, permitem que os usuários protejam melhor seus dados simplificando o backup e a restauração de informações críticas. Os recursos são o Assistente de configuração de backup e a Cópia de sombra de volume.

  3. Melhor colaboração como empresa. Além de a rede baseada em servidor simplificar o compartilhamento de dados, o Windows Small Business Server 2003 vem acompanhado do Windows SharePoint Services, que é um software para colaboração via Web que pode ser usado por seus funcionários e outros membros da equipe de trabalho. Com o SharePoint, você obtém um portal empresarial de intranet com uma interface amigável para organizar e compartilhar informações. Ela já vem com documentos e recursos de ajuda. Um servidor também será fundamental se você quiser executar aplicativos da linha de negócios, como soluções de contabilidade do Microsoft Business Solutions, em vários PCs.

  4. Você pode dispor de uma força de trabalho móvel. Os servidores permitem que funcionários externos autorizados tenham acesso remoto à sua rede, possibilitando o compartilhamento de dados entre os que viajam, trabalham de casa ou fora da empresa. Através do Remote Web Workplace, os usuários do Windows Small Business Server 2003 podem obter acesso a dados do servidor pela Internet. Os funcionários externos também podem se conectar com a intranet da empresa pelo SharePoint.

  5. Você pode compartilhar acesso em banda larga de alta velocidade. "Um grande catalisador de vendas de servidores entre as pequenas empresas é o fornecimento de acesso a Internet de alta velocidade por rede", afirma Boggs da IDC. "Se estou administrando uma empresa que tem três ou mais contas dial-up, chegou a hora de obter um servidor e passar para a banda larga". O retorno do investimento virá rapidamente na forma de maior produtividade, afirma ele.

  6. Você pode configurar novos computadores, acrescentar usuários e implantar novos aplicativos com maior rapidez e facilidade. Tem expectativas de crescer? Com o gerenciamento dos dados de um ponto central, você poderá coordenar melhor o acréscimo de novos PCs, licenças de software e aplicativos. Também poderá gerenciar melhor os firewalls e monitorar as ameaças aos dados, além de implantar mais facilmente uma proteção contra vírus e detecção de invasão.

  7. Você pode obter maior poder de processamento. Um servidor pode dinamizar sua rede, armazenando grande quantidade de dados, liberando memória e permitindo um melhor desempenho de PCs individuais. As pequenas empresas de hoje precisam desse poder de processamento adicional para executar serviços da Web, gerenciar sites, enviar boletins informativos por email e usar ferramentas e aplicativos mais sofisticados, afirma DiDio. (Boggs prevê um aumento nas vendas de servidores para residências visando atender estudantes que usam seus PCs para fins educativos e adolescentes que compram games online e outros aplicativos sofisticados.)

  8. Você pode ter uma imagem mais profissional – e um melhor contato com seus clientes. Os softwares de servidor, como o Windows Small Business Server 2003, permitem a consolidação de suas contas de email (AOL, Yahoo!, Hotmail etc.) em uma única conta hospedada na empresa, o que aprimora sua imagem para clientes e parceiros. "Você pode ter vários aliases a partir de um email raiz", afirma Brelsford. "Um servidor pode fazer com que várias empresas pareçam maiores do que são", acrescenta DiDio. "Ele não só dá mais destaque a seu investimento, mas cria uma imagem mais profissional diante das pessoas com as quis você tem interesse em negociar".

Como saber se chegou a hora de comprar um servidor
  • Você tem duas ou mais contas dial-up na sua empresa.

  • Você precisa centralizar e organizar seus dados (nem sempre você consegue localizar o que precisa quando precisa).

  • Você precisa compartilhar hardwares, como impressoras e aparelhos de fax, entre dois ou mais PCs (redes ponto-a-ponto implicam muitos cabos e fios no meio do caminho).

  • Você precisa simplificar os backups para manter os dados mais seguros.

  • Você tem funcionários que viajam, trabalham com freqüência de casa ou fora da empresa e desejam se conectar com uma rede.

  • Você pode fazer bom uso de uma intranet (seus funcionários que viajam e trabalham à distância nem sempre se lembram de informar a você).

  • Você tem grandes necessidades de armazenamento (e seus PCs sobrecarregados estremecem e rangem quando você acrescenta mais dados).

  • Você gostaria de executar softwares de contabilidade ou outros aplicativos da linha de negócios em mais de um PC.

  • Sua empresa está crescendo e planeja acrescentar novos computadores e funcionários (parabéns!).

  • Você quer demonstrar seriedade: quer apresentar uma imagem profissional (e maior do que a real).

  • Seus PCs são antigos, bem antigos, e você quer se livrar deles. Um servidor facilita a migração.

  • Seus PCs são antigos, bem antigos, e você quer mantê-los. Um servidor libera a carga dos PCs.
FONTE: MICROSOFT